Já contamos um pouco da história do metal duro e também de como é o processo de produção. Agora vamos falar das propriedades

Propriedades do Metal Duro

Por ser um material composto, as características do metal variam de acordo com a composição escolhida. Componentes e ferramentas feitos de metal duro possuem como principal característica a resistência ao desgaste, aumentando o tempo de serviço das máquinas e, consequentemente, a produtividade.

Podemos, genericamente, considerar que:

  • Quanto mais fino o carboneto, maior a dureza;
  • Quanto menor a concentração de cobalto, maior a dureza;
  • Quanto maior a dureza, maior a resistência ao desgaste.
O metal duro foi aprimorado para ser um material que elevasse todas as propriedades do HSS (aço rápido). Sua alta dureza e boa tenacidade são alcançadas sem a necessidade de um tratamento térmico para estabilização da liga. Grande parte dos avanços tecnológicos concentram-se na compactação do pó, quanto menor e mais homogêneo os grãos de carboneto de tungstênio, menores serão as possibilidades de trincas e maiores as características elevadas de dureza e resistência.

A Task comercializa classes de metal duro com faixas de aglutinantes entre 6% e 12% e tamanho de grão entre 0,2 mícrons (nano grão) e 0,7 mícrons (micro grão). Classes modernas e desenvolvidas para serem versáteis e apropriadas para as mais diversas aplicações.

Duas propriedades do metal duro que o diversificam, principalmente para ferramentas de corte, são a densidade e dilatação térmica. O metal duro é um material extremamente denso, o que garante às ferramentas fios de corte extremamente agudos e uma capacidade de reafiação muito maior. A dilatação térmica, por sua vez, garante uma resistência ao desgaste que chega a ser o dobro comparada ao aço rápido, propiciando ótimo rendimento em usinagens pesadas, removendo muito material sem deformação da geometria de corte das ferramentas.

Devido suas propriedades o metal duro é indicado para trabalhos de acabamento em material de alta dureza e/ou em materiais muito abrasivos. Também é recomendado para o uso em condições de trabalho complexas. Possui, ainda, ótimo rendimento em máquinas de alta velocidade de corte.

Você Sabia?

Que por ser um material composto que consiste em vários componentes, as possibilidades de fabricação de ligas de metal duro são praticamente infinitas?


Os cilindros comercializados pela TASK são versáteis e modernos, perfeitos para diversos trabalhos que necessitam de precisão e rendimento.

Veja o nosso Catálogo

TOPO